"Sobre o Mar e a Cólera", JONATHAN R. MATIAS (RESENHA)
Essa é uma resenha muito especial, pois a convite do autor Jonathan R. Matias, dei início à leitura “Sobre o Mar e a Cólera”, obra à qual fiquei muito surpreendida e agradecida pela oportunidade em conhecê-la. A princípio, eu não havia compreendido o título do livro, porém, não no sentido literal da doença por meio do consumo de água, se têm como menção, algumas vezes na obra, o fascínio do personagem pelo Mar e sua conexão com ele, e sua cólera é o comportamento impulsivo e violento contra o que o ofende ou fere; sua raiva.
Em Sobre o Mar e a Cólera, somos apresentados a Ezequiel, que após perder tudo o que conquistou, até o amor, se entregou à sua cólera, ao seu sentimento de raiva, ódio e rancor. Em um momento, Ezequiel foi um pianista de prestígio, reconhecido por sua bela história de amor com Clarice, inspiração de suas mais belas e profundas prosas poéticas, as quais conhecemos durante a leitura. Porém, em outrora, no presente, Ezequiel deverá enfrentar uma família poderosa e violenta para que possa alcançar seu crú objetivo. Desta forma, embarcaremos na cidade de Santa Madrigal, e juntamente com Ezequiel, conheceremos os segredos mais sujos e fundos do local, sob a posse da perigosa família Fagundes.
A obra é muito bem estruturada, não há arrastes, há personagens e situações com poderosa profundidade, conhecemos o interior dos personagens de maneira muito intensa, suas relações pessoais e interpessoais, sentimentos postos à mesa ou interiorizados, foi tudo bem entregue, com referências artísticas e um suspense muito bom, me senti em um misto de emoções durante a leitura.
Além da jornada conflitante ocorrendo, há um paralelo entre presente e passado inseridos na história, algo que eu gostei muito, pois no início temos a perspectiva que está tudo ocorrendo rápido demais, porém, há toda uma história e tensão por trás dos acontecimentos do presente. Algo que eu também devo elogiar é a inserção do podcast (“E aí, PodFofocar?”) na obra, onde há um quadro chamado Os Crimes da Lady que é explorado um true crime da cidade de Santa Madrigal, sendo este podcast de grande importância para a compreensão dos acontecimentos intrigantes deste livro, e há também textos de um Blog corrompido de Ezequiel, onde nos aprofundaremos para entendermos seus sentimentos publicados naquele momento.
Ademais, Jonathan introduziu temáticas muito sérias dentro da obra, e creio que ele tenha sido direto e franco ao abordá-las. Já que a trama principal, que envolve a família Fagundes – e até mesmo a própria família – é muito discutível e reflete às questões sociais inseridas na sociedade atual, diante dos delitos cometidos, os quais não entrarei em tantos detalhes para não comprometer a experiência de ninguém ao ler a obra. Porém, sem dúvidas, é notável que a criação dos personagens e as situações desenvolvidas foram trabalhadas tanto ao ponto que pude me sentir no livro: fiquei com raiva, triste, surpresa, e se essa foi a intenção do autor, devo parabenizá-lo por isso também. Foram muitos sentimentos e mais um pouco.
Ao todo, é uma boa obra, surpreendente. Gostei do enfoque nos personagens, das reviravoltas, da inserção do Podcast e Blog, senti que isso trouxe um pouco da nossa modernidade para o livro, ficou criativo. Por fim, Sobre o Mar e a Cólera é uma história de amor; um drama romântico. Uma história poética, profunda, e nos mostra que o amor e o ódio andam lado a lado. Recomendo a leitura, porém, caros leitores, estejam preparados para serem entregues em suas próprias cóleras e à cólera de Ezequiel.
Ai sim ein ... Livro parece excelente;)
ResponderExcluir